Sesau promove ação educativa contra a dengue em Colônia Leopoldina: mobilização visa prevenção do mosquito Aedes aegypti

Na última quarta-feira, 17 de abril de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu uma ação educativa em Colônia Leopoldina, município localizado na Zona da Mata de Alagoas. A mobilização teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Equipes volantes percorreram diversos pontos da cidade distribuindo materiais educativos e também afixando cartazes em locais estratégicos. Além disso, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância da participação da comunidade nas medidas preventivas contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Durante a ação, os agentes de combate à dengue destacaram a necessidade de dedicar apenas dez minutos por semana para realizar ações que evitem a formação de criadouros do Aedes aegypti dentro das residências. Segundo estudos epidemiológicos, 70% dos focos do mosquito estão localizados dentro das casas.

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores no corpo, fraqueza, dor de cabeça, náuseas, vômitos e manchas na pele. A transmissão da doença ocorre pela picada do mosquito infectado pelo vírus. Moradores de Colônia Leopoldina, como a empresária Midiana Bezerra e o motorista Fernando Jorge, destacaram a importância das ações educativas para conscientizar a população e evitar novos casos da doença.

Diante do aumento de casos de dengue na região, a Sesau reforça a importância do envolvimento de toda a comunidade nas medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor, ressaltando a necessidade de eliminar possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti em residências e espaços públicos. A conscientização e a participação ativa da população são fundamentais para conter a propagação da doença.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo