Câmara dos Deputados debate implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer em audiência na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados que acompanha o combate ao câncer no Brasil debaterá a implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. O presidente da comissão, deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG), foi quem solicitou o debate, destacando a importância de discutir a implementação da nova política devido à expectativa de aumento da incidência da doença no país.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), até 2025, devem ser registrados 704 mil novos casos de câncer por ano. Diante desse cenário preocupante, a política nacional de prevenção do câncer tem como principais objetivos diminuir a incidência da doença, garantir acesso ao cuidado integral, contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos diagnosticados e reduzir a mortalidade e incapacidade causadas pelo câncer.

A referida norma teve origem no Projeto de Lei 2952/22, de autoria da comissão especial, que foi aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado no ano passado. Médicos e gestores públicos do setor foram convidados a participar da audiência que será realizada no plenário 3, a partir das 14 horas.

Este debate é de extrema importância para o cenário da saúde no Brasil, visto que o câncer representa uma das principais causas de mortalidade no país. A implementação efetiva da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer pode contribuir significativamente para a redução do impacto negativo da doença na população brasileira.

Com a participação de especialistas e gestores do setor, espera-se que o debate resulte em propostas e ações concretas para fortalecer as estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer no Brasil. A atuação conjunta entre os poderes legislativo, executivo e profissionais da saúde é fundamental para enfrentar esse desafio de saúde pública que afeta milhares de brasileiros anualmente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo