No estado do Pará, estão em destaque alguns projetos ferroviários, como a ferrovia Fepasa, que vai de Santana do Araguaia a Barcarena; o ramal ferroviário Norte-Sul, que liga Açailândia, no Maranhão, ao porto de Vila do Conde; e a ferrovia Ferrogrão, que conecta Sinop, em Mato Grosso, ao Porto de Miritituba, em Itaituba, no Pará.
O senador Zequinha também abordou a questão dos recursos para viabilizar essas obras, indicando que parte do montante virá de renegociações com as operadoras ferroviárias Vale, Rumo e MRS, além de aportes públicos. Ele ressaltou que o objetivo é garantir que as concessões patrocinadas sejam feitas com descontos que minimizem o impacto nos cofres públicos.
Entretanto, Zequinha expressou preocupação com possíveis mobilizações coordenadas por ONGs para atrasar a construção da Ferrogrão. Para o senador, essa ferrovia é fundamental para a redução das emissões de CO2 no transporte brasileiro, representando um avanço de infraestrutura significativo.
A Ferrogrão, segundo Zequinha, é uma obra de grande importância para a região Centro-Oeste e Norte do Brasil, contribuindo para a potencialização do Arco Norte, que envolve portos, rodovias e ferrovias. Além disso, a ferrovia permitirá a redução dos custos de transporte da produção local, tornando-a mais competitiva nos mercados internacionais.
O senador enfatizou que a Ferrogrão é essencial para que a produção de Mato Grosso tenha acesso mais barato a mercados internacionais, competindo de forma mais eficaz com outros países. Para ele, a ferrovia é um passo importante na modernização e desenvolvimento da infraestrutura de transporte no Brasil.