Início da quadra chuvosa marca preparativos para enfrentar desastres naturais no Nordeste do Brasil.

A região Nordeste do Brasil se prepara para a quadra chuvosa que marca o início do inverno, trazendo consigo a esperança de renovação da vida, mas também o temor de desastres naturais. Enxurradas, inundações e deslizamentos de terra são eventos comuns nessa época do ano, por isso a Defesa Civil estadual, em parceria com a Prefeitura de Penedo, promoveu o Seminário Intermunicipal Chuvas Intensas, realizado no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Com a proximidade das chuvas intensas previstas para os próximos meses, o Tenente Coronel Rômulo Guedes ressalta a importância da preparação e prevenção nesse período crítico. O secretário Executivo da Defesa Civil Estadual destaca os avanços no monitoramento do clima pelo Governo de Alagoas, com previsões sendo transmitidas diariamente pela sala de alerta. Além disso, o Vale do Mundaú e a Região Norte também serão beneficiados com o seminário, que conta com a participação da Defesa Civil Nacional.

A Coordenadora de Monitoramento do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), Rosane Duque Estrada Vieira, veio de Brasília para orientar e qualificar as coordenadorias municipais, alertando para os efeitos drásticos das mudanças climáticas e do aquecimento global. Para Geraldo Sabino dos Santos, Coordenador de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Penedo, a ação conjunta entre os três níveis de governo é essencial para a defesa da população.

Além da presença da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a Prefeitura de Penedo foi representada por servidores de diversas secretarias, demonstrando a importância da integração de diferentes setores para garantir a segurança da comunidade. O Tiro de Guerra de Penedo e o 6º Grupamento de Bombeiros Militar também contribuíram participando da atividade promovida pela Defesa Civil Estadual.

O Seminário Intermunicipal Chuvas Intensas foi um importante passo para a conscientização e preparação da população diante dos desafios que a quadra chuvosa apresenta. A troca de experiências e a união de esforços entre os órgãos governamentais e a sociedade civil são fundamentais para minimizar os impactos dos desastres naturais e garantir a segurança de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo