Ministra dos Povos Indígenas destaca importância cultural e ambiental em pronunciamento nacional

Na noite desta quinta-feira (18), durante um pronunciamento transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, ressaltou a importância das populações tradicionais na preservação do meio ambiente e na manutenção da rica diversidade cultural do Brasil. Em um discurso que durou quase cinco minutos, a ministra destacou que os territórios indígenas são responsáveis por preservar cerca de 80% de toda a biodiversidade do planeta, além de apresentarem as menores taxas de desmatamento.

Guajajara enfatizou que a atuação dessas comunidades tem um papel fundamental na prevenção do agravamento da crise climática, evitando secas, inundações, ciclones e outros desastres naturais em todo o país. O pronunciamento ocorreu às vésperas do Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril, e teve como objetivo homenagear as 305 etnias indígenas presentes no Brasil.

Durante sua fala, a ministra ressaltou a diversidade de profissões e áreas de atuação dos indígenas, que vão desde médicos, educadores até políticos, abrangendo todos os biomas brasileiros. Além disso, Sônia Guajajara destacou as ações do governo federal para combater a crise enfrentada pelo povo yanomami em Roraima, assim como as atividades ilegais que ameaçam as terras indígenas.

A criação de uma pasta exclusiva para os povos originários e a nomeação de indígenas para postos-chave em órgãos governamentais foram ressaltadas pela ministra, que também mencionou a participação dos indígenas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de Belém, prevista para 2025.

Por fim, Sônia Guajajara celebrou a retomada da política de demarcação de terras indígenas, que havia sido deixada de lado pelo governo anterior. Em um evento no Ministério da Justiça e Segurança Pública, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto de demarcação de duas novas terras indígenas, Aldeia Velha, na Bahia, e Cacique Fontoura, em Mato Grosso, marcando assim um compromisso renovado com a proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo