Senado celebra 64 anos de Brasília, reconhecida como Patrimônio da Humanidade

O Senado Federal promoveu nesta segunda-feira (22) uma sessão especial em comemoração ao 64º aniversário de Brasília. A iniciativa partiu da senadora Leila Barros (PDT-DF) e do senador Izalci Lucas (PL-DF), que destacaram a importância da capital brasileira como uma das maiores metrópoles do país e como Patrimônio da Humanidade.

No requerimento para a realização da sessão, a senadora Leila Barros ressaltou a história de Brasília, desde sua idealização no final do século 19, passando pelos grandes nomes que contribuíram para sua construção, como Dom Bosco, Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Juscelino Kubitschek. Ela enfatizou que a capital dos brasileiros se tornou uma cidade grande, a terceira mais populosa do país, com mais de 3 milhões de habitantes e uma área metropolitana com mais de 4,2 milhões de pessoas.

Por sua vez, o senador Izalci Lucas destacou que Brasília foi o primeiro núcleo urbano construído no século XX a ser reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1987. Ele ressaltou a importância do plano urbanístico de Lúcio Costa, que definiu quatro escalas estruturais para a cidade: Monumental, Gregária, Residencial e Bucólica.

A interação dessas quatro escalas resultou em uma cidade que, segundo Izalci, é “monumental, cômoda, eficiente, acolhedora e íntima”. Brasília se destaca por sua arquitetura única, seus espaços verdes e sua funcionalidade, sendo considerada uma obra-prima do urbanismo.

A sessão especial no Senado Federal foi marcada por discursos que enalteciam a importância histórica e cultural de Brasília, celebrando os 64 anos de existência da capital brasileira. A data foi lembrada como um marco na história do país, representando o sonho e a realização de uma cidade planejada e moderna. A comemoração reforçou o orgulho dos brasilienses e de todos os brasileiros por essa cidade tão especial e única.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo