UPA Chã da Jaqueira promove ação de conscientização contra a dengue para pacientes e acompanhantes, em Maceió

Na tarde de hoje, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Chã da Jaqueira, localizada em Maceió, promoveu uma ação de conscientização contra a dengue, direcionada aos pacientes e acompanhantes que estavam presentes na unidade. Durante a iniciativa, foram distribuídos materiais educativos que detalhavam as medidas necessárias para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Além da entrega de material informativo, os presentes puderam participar de uma palestra ministrada pelas assistentes sociais Renata Ferreira e Lúcia Perciano. O foco da palestra foi nas ações de combate à fêmea do mosquito Aedes aegypti, ressaltando a importância da prevenção e da identificação precoce dos sintomas da dengue.

Renata Ferreira, uma das palestrantes, destacou a relevância da conscientização da população para evitar a proliferação do mosquito, enfatizando a importância de não deixar água parada e de eliminar possíveis focos de reprodução do vetor, especialmente nas residências.

Segundo dados do Ministério da Saúde, todas as faixas etárias estão sujeitas à doença, mas indivíduos mais idosos ou com doenças crônicas têm maior risco de desenvolver casos graves que podem levar a complicações e até mesmo à morte.

Até a última semana epidemiológica, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registrou 5.631 casos suspeitos de dengue, dos quais 3.069 foram confirmados. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve um aumento significativo nos casos confirmados da doença.

Até o momento, dois óbitos foram confirmados, um em Atalaia e outro em Viçosa. Quatro óbitos estão em fase de investigação, provenientes de diferentes municípios. A conscientização e as medidas preventivas são essenciais para combater a dengue e reduzir o impacto da doença na população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo