Ação preventiva na Rua Augusta, conhecida como Rua das Árvores, em Maceió, vai identificar exemplares de Oiti com risco de acidentes.

No próximo domingo (21), a famosa Rua Augusta, conhecida como Rua das Árvores devido à grande quantidade de exemplares da espécie Oiti com até 20 metros de altura, no Centro de Maceió, passará por uma ação preventiva. Técnicos de arborização da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) identificaram diversos exemplares que representam risco de acidentes durante o período chuvoso.

Valdir Martiniano, engenheiro agrônomo da Alurb, destaca que as árvores da região estão sofrendo com o crescimento urbano desordenado. “Infelizmente, vemos troncos e raízes apodrecendo devido ao crescimento desordenado de estabelecimentos ao redor dessas árvores. Em algumas situações, até esgotos passam por baixo delas, enfraquecendo as raízes e levando ao tombamento”, explicou.

Um exemplar tombou na noite da última segunda-feira (15), e a vistoria constatou a presença de fungos e o apodrecimento das raízes. O engenheiro mencionou a interferência humana nesses acidentes, apontando que o terreno não está propício para a expansão das raízes e a sustentação de árvores tão grandes.

A atividade de prevenção contará com a colaboração do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), que controlará o tráfego na região, e da Equatorial, empresa de energia elétrica responsável por desligar as redes de energia para garantir a segurança dos podadores.

Com a chegada do mês de abril e do período chuvoso, os números de atendimento de emergência tendem a aumentar. Em caso de queda de árvore, a população deve contatar a Defesa Civil pelo 199, ligar para o número 156 ou enviar mensagem via WhatsApp para 98802-4834, com fotos e descrição do cenário. A Alurb enviará uma equipe para remover o exemplar.

Além dos serviços de emergência, a Alurb realiza podas e supressões preventivas em áreas da cidade. A ação visa garantir a segurança da população e preservar o patrimônio natural de Maceió.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo