Deputados indígenas celebram os 35 anos da Coiab em sessão solene no Dia dos Povos Indígenas na Câmara dos Deputados

Na tarde de hoje, 19 de abril, deputados indígenas se reuniram em uma sessão solene na Câmara dos Deputados para celebrar o Dia dos Povos Indígenas e lembrar os 35 anos da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia (Coiab). A Coiab é uma entidade que abrange nove organizações de proteção dos direitos dos povos indígenas que habitam os 110 milhões de hectares da Amazônia brasileira, nos estados da região Norte, Mato Grosso e Maranhão, e representa 860 mil indígenas de 180 povos diferentes que falam 160 línguas.

Presidindo a sessão, a deputada Célia Xakriabá (Psol-MG), que também é a 2º vice-presidente da Comissão da Amazônia, ressaltou a importância da preservação da cultura indígena e a luta diária por seus direitos. Em seu discurso, ela afirmou: “Nós somos os povos indígenas, que lutam todos os dias. Porque entendemos que só vai existir futuro se entender também que o futuro é indígena”.

Toya Manchineri, coordenador da Coiab, levantou a questão da demarcação das terras indígenas, que tem sido negligenciada pelo governo brasileiro. Ele enfatizou a necessidade de respeitar o capítulo “Do Índio” na Constituição e reforçou que o Estado deve cumprir seu papel de demarcar e reconhecer os territórios indígenas.

Eliane Xunakalo, coordenadora da Federação dos Povos e Organizações Indígenas e representante dos 45 povos indígenas de Mato Grosso, destacou os desafios enfrentados pelas comunidades indígenas, que lutam contra a opressão e a falta de respeito desde a chegada dos colonizadores em 1500.

A Coiab, homenageada durante a sessão, desenvolve mais de 30 projetos em defesa dos direitos indígenas, fortalecendo políticas públicas e apoiando a infância e juventude indígena. O evento contou com a presença de diversas lideranças indígenas que reafirmaram a importância da luta pela preservação da cultura e do território indígena no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo