Ministério da Saúde orienta municípios a ampliar vacinação da dengue para evitar perda de doses próximas do vencimento

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira, 18 de abril, uma orientação para os Municípios que possuem um alto quantitativo de doses da vacina contra a dengue próximas do vencimento. A recomendação é que ampliem o público-alvo da vacinação como uma estratégia temporária para evitar a perda dos imunizantes. Essa decisão foi tomada durante reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) realizada na quarta-feira, 17.

De acordo com a pasta, os Municípios que ainda possuírem um grande número de doses prestes a vencer em 30 de abril poderão estender a vacinação para a faixa etária de 6 a 16 anos. Essas doses próximas do vencimento foram parte do quantitativo de imunizantes doados ao Brasil em fevereiro. Caso haja baixa adesão na campanha de vacinação, as doses próximas do vencimento podem ser ampliadas para o público especificado na bula da vacina, que abrange as idades de 4 a 59 anos.

A medida excepcional tem como objetivo otimizar a aplicação do imunizante e evitar desperdícios. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta a importância de os municípios estarem atentos à orientação, principalmente em relação ao prazo de vencimento das doses. A recomendação é que realizem uma busca ativa dos pacientes, se necessário, para garantir que as doses não sejam perdidas.

Essa estratégia é vista como uma solução temporária para lidar com o possível vencimento das doses da vacina contra a dengue. O Ministério da Saúde destaca que a ampliação do público-alvo deve ser realizada apenas em casos de necessidade, visando evitar desperdícios e garantir a imunização da população. A pasta ressalta a importância da adesão dos Municípios a essa orientação para garantir a eficácia da campanha de vacinação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo