Sesau capacita servidores para atendimento humanizado a vítimas de violência em Alagoas: programa de treinamento abrange UPAs e hospitais.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas está realizando um importante treinamento para capacitar os servidores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais do estado sobre o atendimento a vítimas de violência. A ação tem como principal objetivo garantir que o atendimento seja feito de maneira ágil, eficiente e humanizada, visando resguardar as pessoas que foram vítimas de violência, seja de cunho sexual ou físico.

Desde março deste ano, a Rede de Atenção às Violências (RAV), vinculada à Sesau, tem promovido uma série de capacitações em diversas regiões de Alagoas. Os técnicos do Hospital da Criança de Alagoas (HCA) e das UPAs de Maceió, além de unidades no interior do estado, já foram treinados. O objetivo é qualificar esses profissionais para lidar de forma adequada e empática com as vítimas de violência, oferecendo um atendimento integral e seguro.

Durante o treinamento, os servidores recebem orientações de técnicos especializados da RAV, que são referências no acolhimento e assistência às vítimas de violência. Eles abordam temas como acolhimento humanizado, manejo de casos de violência sexual, canais de atendimento, encaminhamentos e redes de proteção. A gerente operacional da RAV, enfermeira Thaylise Brito, destaca a importância da capacitação para oferecer estratégias assertivas de encaminhamento e qualificar as equipes multidisciplinares.

A RAV tem como foco garantir assistência para grupos vulneráveis, como mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e LGBTQIAP+. Os tipos de violência incluem situações domésticas e comunitárias, como violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Além disso, está prevista uma extensa programação de capacitações para as próximas semanas, em diferentes unidades de saúde de Alagoas.

O treinamento promovido pela Sesau reforça o compromisso do estado em oferecer um atendimento humanizado e seguro para as vítimas de violência, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e acolhedora. A iniciativa demonstra a preocupação das autoridades de saúde com a melhoria da qualidade dos serviços prestados e o respeito aos direitos humanos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo