Unidade Trapiche do Hemoal Maceió passará por dedetização e funcionará até às 14h, mas doações de sangue serão mantidas

Neste sábado, dia 20 de abril de 2024, a Unidade Trapiche do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió, passará por um processo de dedetização. Como resultado, a captação de doadores de sangue será encerrada às 14 horas. Porém, é importante ressaltar que, apesar da interrupção temporária das atividades de doação neste local, o fornecimento de sangue e hemocomponentes aos hospitais e maternidades não será afetado.

Os voluntários que desejarem fazer a doação de sangue após o horário de encerramento das atividades na Unidade Trapiche poderão se dirigir à Unidade Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) em Maceió, que funcionará até as 17 horas. Para aqueles que estiverem no interior, a opção é a Unidade Eldorado do Hemoal Arapiraca, próxima à Escola Alternativa, que estará aberta das 7h às 12h e das 13h às 17h.

É importante ressaltar que os interessados em doar sangue devem atender aos requisitos estabelecidos pela Portaria do Ministério da Saúde (MS), incluindo ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto. Além disso, é necessário estar em boas condições de saúde e alimentação.

Por outro lado, a doação de sangue é proibida para pessoas que contraíram doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, bem como para gestantes, lactantes e indivíduos afetados pelo coronavírus e Influenza, os quais devem aguardar 10 dias após o término dos sintomas para realizar a doação.

Portanto, mesmo com a dedetização na Unidade Trapiche do Hemoal, as atividades de doação de sangue e a disponibilidade de hemocomponentes continuam sem prejuízos para os pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas. É fundamental que a população esteja ciente das opções alternativas de doação disponíveis para garantir o abastecimento dos estoques de sangue e manter a assistência aos pacientes que dependem desses recursos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo