Entre as demandas mais frequentes estão o recolhimento de animais mortos, denúncias de descarte irregular, descarte em terrenos, acumuladores, podas e supressão de árvores, pontos crônicos de lixo e coleta de volumosos. Além disso, os cidadãos podem utilizar esse canal para solicitar informações sobre serviços e projetos, bem como registrar reclamações.
O diretor-presidente de Desenvolvimento Sustentável, Moacir Teófilo, ressaltou a importância da participação da população nesse processo. Ele enfatizou que todas as solicitações feitas pela Central são atendidas e que a colaboração dos cidadãos é fundamental para a manutenção da limpeza da cidade. As demandas são atendidas seguindo uma ordem de chegada, sendo incluídas na programação de serviços da Alurb.
Para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de limpeza urbana, a Autarquia também disponibiliza o aplicativo “Limpeza é Massa”. Através desse canal, é possível não apenas enviar solicitações, mas também receber notificações sobre a coleta domiciliar e denunciar descartes irregulares. O aplicativo está disponível gratuitamente para download em aparelhos com sistemas Android e IOS.
As solicitações podem ser feitas não apenas pelos canais tradicionais, como o telefone 0800 082 2600 e o número 156, mas também enviando fotos e vídeos do problema para o WhatsApp (82) 98802-4834. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h. A participação ativa dos cidadãos é essencial para garantir a qualidade dos serviços de limpeza urbana oferecidos pela Prefeitura de Maceió.