Ciclo de Inovação Aberta de Maceió encerra-se com premiação de R$ 200 mil para projetos vencedores nos quatro desafios municipais.

O 1° Ciclo de Inovação Aberta de Maceió foi encerrado com sucesso no último dia 8 de abril, culminando na premiação de R$ 200 mil para os projetos vencedores. O evento contou com a avaliação de uma equipe de especialistas que selecionou seis ideias inovadoras para quatro desafios enfrentados pela cidade, abrangendo áreas como saúde, trabalho, ordenamento urbano e fiscalização territorial.

Idealizado e executado pela Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), o ciclo de inovação proporcionou o desenvolvimento de soluções criativas e eficientes para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Maceió. Durante seis meses, os participantes puderam contar com a orientação de especialistas da Sedciti, do Senai Alagoas, Instituto do Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), outras secretarias municipais e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

A premiação dos projetos vencedores foi viabilizada através de uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, intermediada pelo senador Rodrigo Cunha. Seguindo as diretrizes do Marco Legal das Startups, o secretário da Sedciti, Sergio Cavalcante, ressaltou a importância de adotar práticas inovadoras e tecnológicas na administração pública, conforme previsto na Lei Complementar 182/2021.

Entre os projetos selecionados, destacam-se iniciativas como o FarmOn e o FarMassa, que visam melhorar a disponibilidade de medicamentos oferecidos pela Prefeitura, contribuindo para a eficiência na distribuição e gestão dos recursos. Além disso, o projeto Barramento propõe o uso de dados abertos para facilitar a inserção de pessoas no mercado de trabalho, enquanto o GeoBot oferece uma solução inovadora para a fiscalização remota de áreas no município.

Por fim, os projetos Rota e Ambulante+ buscam promover o ordenamento territorial para a inserção de ambulantes em Maceió, por meio de plataformas web e mobile que simplificam o cadastro, monitoramento e fiscalização desses profissionais. Com a conclusão do 1° Ciclo de Inovação Aberta, a cidade de Maceió avança no uso da tecnologia e da inovação para enfrentar os desafios urbanos e melhorar a qualidade de vida de seus moradores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo