Hemoal realiza coletas externas de sangue em Arapiraca e Porto Calvo nesta terça-feira para aumentar estoque e facilitar acesso dos alagoanos.

Na próxima terça-feira, dia 23 de abril de 2024, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará realizando coletas externas de sangue em Arapiraca e Porto Calvo, cidades do interior do Estado. As iniciativas itinerantes têm como objetivo facilitar o acesso dos alagoanos à prática voluntária de doação de sangue, contribuindo para manter o estoque de hemocomponentes do Hemoal estabilizado.

Em Arapiraca, a ação terá início às 8h e se estenderá até às 16h30, na Praça Marques da Silva, localizada no Centro da cidade. Ao mesmo tempo, outra equipe estará presente em Porto Calvo, no Hospital Regional do Norte (HRN), também das 8h às 16h, para receber as doações.

Verônica Guedes, diretora do Hemoal, ressaltou a importância das coletas externas, que complementam as atividades dos postos fixos da instituição. Através dessas ações itinerantes, o Hemoal busca atingir um público mais amplo, incluindo pessoas que não teriam tempo de se deslocar até um posto de coleta.

Para ser um doador de sangue, é necessário atender a alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar 50 quilos ou mais, e apresentar um documento de identificação com foto. Pessoas que contraíram determinadas doenças infecciosas, como Aids, sífilis, hepatite após os 11 anos de idade e doença de Chagas, estão impedidas de doar sangue.

Além disso, indivíduos que fizeram tatuagens, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, assim como aqueles que estiverem gripados, com Influenza ou Covid-19, precisam aguardar um período determinado para realizar a doação.

As coletas externas em Arapiraca e Porto Calvo representam uma importante iniciativa do Hemoal, que busca garantir a disponibilidade de sangue para atender às demandas dos hospitais e maternidades de todo o Estado de Alagoas. A doação de sangue é um ato de solidariedade e cidadania, que pode salvar vidas e fazer a diferença na comunidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo