Hemoal realiza coletas externas de sangue em Arapiraca e Porto Calvo para manter estoque estabilizado e facilitar acesso dos alagoanos

Nesta terça-feira, 23 de abril de 2024, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará realizando coletas externas de sangue no interior do Estado, mais especificamente nas cidades de Arapiraca e Porto Calvo. A ação visa facilitar o acesso dos alagoanos à prática voluntária de doação de sangue, contribuindo para manter estabilizado o estoque de hemocomponentes do Hemoal, que fornece sangue diariamente para maternidades e hospitais públicos de todo o Estado.

Em Arapiraca, as coletas ocorrerão na Praça Marques da Silva, no Centro, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Já em Porto Calvo, a equipe estará no Hospital Regional do Norte (HRN) das 8h às 16h. A diretora do Hemoal, Verônica Guedes, ressalta a importância das coletas itinerantes, que acontecem em diversos locais públicos como escolas, universidades, empresas e igrejas, para atender a todas as solicitações de transfusões sanguíneas que chegam diariamente.

Os critérios para doação de sangue incluem ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar 50 quilos ou mais, apresentar um documento de identificação com foto e estar utilizando máscara. Pessoas que contraíram algumas doenças específicas, como Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade, não podem doar sangue. Além disso, aqueles que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, colocaram piercing ou estão gripados, com Influenza ou Covid-19, também devem seguir orientações específicas antes de realizar a doação.

As coletas externas são fundamentais para garantir o abastecimento de sangue nos hospitais e maternidades de Alagoas, por isso, iniciativas como essa do Hemoal são essenciais para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e facilitar o acesso a esse ato solidário e necessário para salvar vidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo