Chegada dos Papagaios-chauá em Alagoas: Iniciativa de reintrodução na natureza para preservar espécie ameaçada de extinção.

Na tarde desta segunda-feira (23/04/2024), Alagoas foi palco de uma importante ação em prol da preservação da biodiversidade. Sete Papagaios-chauá, considerados os papagaios mais raros do Brasil, desembarcaram no estado para um processo de reintrodução na natureza. Vindos do estado de São Paulo, as aves foram recebidas por órgãos como o Ministério Público Estadual (MPE-AL) e o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL).

Essa ação é parte do Plano de Ação Estadual para Conservação do Papagaio-chauá, coordenado pelo Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA) e viabilizado por diversas parcerias, como o MPE, o IMA, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA-AL) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Os Papagaios-chauá estavam sob os cuidados da Fundação Lymington, em São Paulo, e agora passarão por um período de quarentena na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Mata da Sálvia, para serem posteriormente soltos na natureza.

Essa não é a primeira vez que Alagoas recebe animais da espécie. Em 2022, o estado já havia recebido 60 exemplares, sendo que alguns deles já foram reintegrados ao habitat natural, enquanto outros estão em processo de readaptação. Para Rafael Cordeiro, médico veterinário e consultor ambiental do IMA, o processo de reintrodução dos papagaios requer diversas etapas, como a reabilitação, o manejo correto e o condicionamento muscular para o voo.

Fernando Pinto, presidente do IPMA, ressaltou a importância do Plano de Ação Estadual, destacando que o Papagaio-chauá é o papagaio mais raro do Brasil. Segundo Pinto, com apenas 3% de Mata Atlântica, a preservação dessas aves é fundamental para a manutenção da biodiversidade e tem sido um sucesso graças ao apoio na criação de reservas particulares. Este projeto representa um modelo a ser seguido e demonstra a valorização das instituições envolvidas na sua execução.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo