Ícone do site Pauta Capital

Enem dos concursos: medidas de proteção reforçam segurança na aplicação das provas no dia 5 de maio

No próximo dia 5 de maio, está prevista a aplicação do Concurso Nacional Unificado, popularmente conhecido como o Enem dos concursos, e para garantir a segurança e a lisura do processo, serão adotadas medidas de proteção reforçadas. Essas medidas visam evitar fraudes e garantir que os candidatos realizem as provas de forma adequada e justa.

Dentre as regras estabelecidas, está a proibição da saída dos candidatos com o caderno de questões ou com anotações do gabarito, bem como a coleta de digitais e exame grafológico antes da aplicação do exame. Além disso, o próprio cartão de respostas conterá a identificação do candidato, registrando as seleções marcadas durante o exame, uma frase copiada pelo concorrente com a própria letra e a sua digital.

Detectores de metal e de equipamentos eletrônicos serão instalados nos acessos aos locais de aplicação da prova, e os celulares dos candidatos serão desligados e lacrados durante todo o exame. Uma força-tarefa composta pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícias Federal e Rodoviária, Agência Brasileira de Inteligência, Força Nacional e Secretarias de Segurança Pública Estaduais estará em ação para garantir a segurança do processo.

Segundo o coordenador-geral de logística do processo seletivo, Alexandre Retamal, a segurança é prioridade em todas as etapas do concurso, desde a produção e entrega das provas até a identificação dos candidatos. O objetivo do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos é evitar fraudes, principalmente através do uso de pontos eletrônicos, método comum utilizado por organizações criminosas.

As provas objetivas de conhecimentos gerais serão aplicadas pela manhã, com abertura dos portões às 7h30, seguidas por questões dissertativas para os blocos de nível superior e redação para o de nível médio. À tarde, as provas de conhecimentos específicos para os blocos de nível superior e uma nova rodada de conhecimentos gerais para o bloco de nível médio serão realizadas, com os portões abertos às 13h.

Após o encerramento dos períodos de exame, os cadernos de provas serão divulgados no site do Ministério da Gestão no mesmo dia da aplicação do concurso. Com todas essas medidas de segurança e preservação da integridade do processo, espera-se que o Concurso Nacional Unificado transcorra sem contratempos e proporcione aos candidatos uma oportunidade justa de demonstrar seus conhecimentos.

Sair da versão mobile