Escândalo do IGPS: Contratos milionários sem concurso público levantam suspeitas de fraude em serviços de saúde e assistência social nos municípios.

Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais (IGPS) é alvo de investigações por suspeitas de práticas ilegais e mau uso de verbas públicas. A organização sem fins lucrativos sediada em Palmares, Pernambuco, está no centro de uma polêmica que levanta diversas questões sobre a legalidade e transparência de suas ações em mais de dez municípios de Alagoas.

O empresário Luciano Inojosa Moreira da Rocha foi quem trouxe à tona as irregularidades envolvendo o IGPS, alegando que a entidade está contratando servidores sem concurso público e desviando recursos públicos para contratações duvidosas. Em Palmeira dos Índios e Penedo, os contratos milionários do instituto têm despertado preocupação e levantando suspeitas sobre a efetiva destinação dos valores recebidos, que ultrapassam os R$30 milhões em cada município.

A denúncia de Inojosa também revelou que o presidente do IGPS, com histórico como mestre de obras, agora lidera uma instituição com contratos milionários em áreas sensíveis como saúde, educação e assistência social. Essa falta de qualificação e experiência para lidar com questões complexas levanta dúvidas sobre a capacidade de gestão da entidade e a adequada aplicação dos recursos públicos.

A Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF) já foram acionados para investigar o caso, que envolve possível violação de leis e irregularidades no processo de contratação do IGPS. A transparência e lisura do processo de Chamada Pública nº 01/2022 também estão sob análise, com indícios de falta de clareza nas informações e retificações suspeitas após o encerramento do chamamento público.

Enquanto as prefeituras envolvidas defendem a legalidade dos contratos, a população aguarda por respostas e esclarecimentos sobre a gestão dos recursos públicos e a fiscalização das entidades responsáveis. Com a investigação em andamento, as autoridades competentes terão o desafio de desvendar os detalhes desse complexo caso e garantir a integridade e lisura na execução de políticas públicas sociais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo