Iniciativas itinerantes facilitam acesso à doação de sangue em Arapiraca e Porto Calvo nesta terça-feira

Nesta terça-feira, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará realizando coletas externas de sangue no interior do estado. As iniciativas itinerantes estão programadas para acontecer em Arapiraca, das 8h às 12h e das 13h às 16h30, na Praça Marques da Silva, no Centro, e também em Porto Calvo, no Hospital Regional do Norte (HRN), das 8h às 16h.

Essas ações têm como principal objetivo facilitar o acesso dos alagoanos à prática da doação voluntária de sangue. Além disso, contribuem para manter o estoque de hemocomponentes do Hemoal estabilizado, uma vez que o hemocentro fornece sangue diariamente para maternidades e hospitais públicos em todo o estado.

A diretora do Hemoal, Verônica Guedes, ressaltou a importância das coletas externas itinerantes, que ocorrem em diversos locais como logradouros públicos, escolas, universidades, empresas, igrejas, associações, órgãos públicos e ONGs. Essa estratégia visa atingir pessoas que desejam doar, mas muitas vezes não dispõem de tempo devido ao trabalho.

Os critérios para ser um doador de sangue incluem ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar 50 quilos ou mais, apresentar um documento de identificação com foto no momento da doação e estar utilizando máscara. Pessoas que contraíram doenças específicas como Aids, sífilis, hepatite após os 11 anos de idade e doença de Chagas não podem doar sangue.

É importante ressaltar que quem fez tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocou piercing deve aguardar um ano para doar. Além disso, aqueles que estiverem gripados, com Influenza ou Covid-19, devem esperar 10 dias após o desaparecimento dos sintomas para realizar a doação.

Portanto, as iniciativas itinerantes do Hemoal representam uma importante oportunidade para que os alagoanos participem ativamente como doadores de sangue e contribuam para salvar vidas em todo o estado. A solidariedade e a consciência da importância desse gesto são fundamentais para garantir a disponibilidade de sangue para quem mais precisa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo