Ministro Herman Benjamin é eleito presidente do STJ para o biênio 2024-2026, com Luís Felipe Salomão como vice-presidente. Posse será em agosto.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu nesta terça-feira (23) os novos líderes para o biênio 2024-2026. O ministro Herman Benjamin foi eleito como presidente, enquanto o ministro Luís Felipe Salomão ocupará o cargo de vice-presidente. A cerimônia de posse está marcada para agosto deste ano.

Herman Benjamin, conhecido por sua atuação na área ambiental, nasceu em Catolé do Rocha (PB) e tornou-se ministro do STJ em 2006. Sua projeção nacional se deu em 2017, quando votou pela cassação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já Luís Felipe Salomão, nascido em Salvador e com carreira jurídica consolidada no Rio de Janeiro, integra o STJ desde 2008. Além disso, ele é corregedor nacional de Justiça no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os novos líderes da mais alta corte de Justiça do país irão substituir a atual presidente Maria Thereza de Assis Moura e o vice Og Fernandes. O STJ, responsável por julgar questões criminais e civis que não envolvem matérias constitucionais, conta com 33 ministros nomeados pelo presidente da República e sabatinados pelo Senado.

A eleição dos novos dirigentes do STJ marca um momento de transição para a instituição, que desempenha um papel fundamental no sistema judiciário nacional. A escolha de Herman Benjamin e Luís Felipe Salomão para ocupar os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, demonstra a valorização de profissionais com experiência e reconhecimento em suas áreas de atuação. A expectativa é de que a nova gestão traga inovação e eficiência para o tribunal, garantindo a continuidade da prestação de um serviço jurisdicional de qualidade à sociedade brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo