Ícone do site Pauta Capital

Sesau implementa Projeto de Navegação para Pacientes com Câncer visando agilizar diagnósticos e tratamentos em Alagoas.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas implantou o Projeto de Navegação de Pacientes com Câncer no estado, com o objetivo de acelerar os diagnósticos, garantir um início mais rápido do tratamento e manter um acompanhamento médico contínuo para os pacientes. A iniciativa foi oficializada com a realização da primeira capacitação para médicos e enfermeiros que atuam na oncologia da Macrorregião de Saúde, ocorrida no auditório da Superintendência da Polícia Federal em Maceió.

O Projeto de Navegação de Pacientes com Câncer é uma parceria entre a Sesau e o Instituto Avon, que visa preparar os profissionais da saúde que trabalham na oncologia para acompanhar de forma mais eficiente os pacientes com câncer, principalmente mulheres com câncer de mama. O projeto conta com navegadores de pacientes, profissionais treinados e especializados que orientam e apoiam os pacientes durante todo o processo, desde a consulta inicial até o tratamento.

Durante a capacitação, a gerente de Causas do Instituto Avon, Renata Rodovalho, ressaltou a importância do projeto na garantia do cumprimento das Leis dos 30 e 60 Dias para as mulheres com câncer de mama. Além disso, a supervisora de Condições Específicas da Sesau, Glaucia Torres, explicou que a implementação do projeto em todos os municípios alagoanos contribuirá para melhorar o cuidado com os pacientes e evitar a perda de vidas devido ao agravamento da doença.

Durante o encontro de capacitação, os participantes assistiram a palestras ministradas pela médica Sandra Gioia, que abordaram temas como a importância da navegação de pacientes, modelos de navegação, acesso aos cuidados de câncer de mama e práticas de navegação. O objetivo principal do projeto é garantir um atendimento individualizado e de qualidade para os pacientes oncológicos em Alagoas, tornando o tratamento mais eficaz e ágil.

Sair da versão mobile