Ícone do site Pauta Capital

Médicos da II Macrorregião de Saúde são capacitados para Projeto de Navegação de Pacientes com Câncer em Arapiraca

No dia 24 de abril de 2024, médicos e enfermeiros da II Macrorregião de Saúde participaram de uma importante capacitação sobre o Projeto Navegação de Pacientes com Câncer, em Arapiraca. O objetivo do evento foi preparar os profissionais de saúde para acompanhar de forma mais eficiente os pacientes com câncer, visando agilizar diagnósticos, garantir um início mais rápido do tratamento e assegurar um acompanhamento médico constante.

A capacitação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e foi destinada aos profissionais que atuam na oncologia da região. O Projeto Navegação de Pacientes é uma parceria com o Instituto Avon e já foi implantado em outros estados, sendo iniciado agora em Alagoas, nas cidades de Maceió, Arapiraca e Murici.

A supervisora de Condições Específicas da Sesau, Glaucia Torres, destacou que essa colaboração trará mais ações em prol dos pacientes diagnosticados com câncer em Alagoas. A capacitação beneficiará profissionais de saúde de todos os municípios alagoanos, tornando-os aptos a trabalhar com a navegação de pacientes, especialmente as mulheres com câncer de mama.

Durante o evento, a gerente de Causas do Instituto Avon, Renata Rodovalho, ressaltou a importância do projeto para o estado, capacitando a Rede de Saúde Pública para aplicar a metodologia de navegação de pacientes. Os participantes também puderam assistir a palestras ministradas pela médica Sandra Gioia, abordando temas relevantes como ‘Global Cancer, Instituto e Instituto Avon’, ‘Introdução à navegação de pacientes’, ‘Valor do Navegador de pacientes’, ‘Câncer no Brasil e no Mundo’, entre outros.

Essa iniciativa visa melhorar o acesso aos cuidados de câncer de mama, promovendo um acompanhamento mais efetivo e garantindo um tratamento de qualidade para os pacientes. A capacitação dos profissionais de saúde é fundamental para oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente a todos que lutam contra essa doença tão complexa.

Sair da versão mobile