Artesanato produzido por reeducandos em exposição no shopping: uma oportunidade de inclusão social e ressocialização.

Artesanato produzido por pessoas privadas de liberdade será exposto em shopping

No período de 30 de abril a 6 de maio, peças feitas nas oficinas do sistema prisional poderão ser vistas e adquiridas por visitantes do Maceió Shopping, localizado no bairro de Mangabeiras, na capital de Alagoas. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) em parceria com a Gerência de Trabalho, Renda e Assistência Social (GTRA) da Seris, em celebração ao Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio.

As obras de arte são produzidas por reeducandos e reeducandas do regime fechado e do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) e a renda obtida com a venda dos produtos será revertida para o Fundo Penitenciário, colaborando assim com a manutenção das oficinas de trabalho no sistema prisional. Essa ação busca não apenas gerar recursos para a melhoria das condições dos detentos, mas também promover a reinserção social por meio do artesanato.

Ao longo do último ano, diversas exposições já foram realizadas em diversos pontos de Alagoas e outros estados, destacando a qualidade e o talento dos artesãos envolvidos. Durante o 37º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, por exemplo, os participantes receberam bolsas-carteira confeccionadas por pessoas privadas de liberdade. Além disso, peças produzidas dentro do complexo penitenciário já foram exibidas em eventos nacionais, como o VI Seminário Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Penal, em Brasília.

Serão expostas aproximadamente 300 peças de filé, crochê e madeira, todas produzidas manualmente pelos detentos, demonstrando não só a habilidade artística, mas também o potencial de transformação e reinserção social proporcionado pelo trabalho no sistema prisional. A gerente de Trabalho, Renda e Assistência Social da Seris, Evany Vianei Cavalcante, destaca a importância desta exposição como uma oportunidade para os alagoanos e turistas conhecerem o talento e a dedicação desses indivíduos em iniciar uma nova vida após o cumprimento da pena.

O estande com as peças estará localizado próximo ao Magazine Luiza e à agência da Caixa Econômica, no térreo do Maceió Shopping. Esta é mais uma iniciativa que visa valorizar o trabalho das pessoas privadas de liberdade e promover a inclusão social por meio da arte e do artesanato.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo