IMA promove ações de educação ambiental na Semana do Bioma Caatinga, com palestras, trilha e mutirão de limpeza no Sertão de Alagoas.

Na última semana, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) promoveu uma série de ações voltadas para a preservação do Bioma Caatinga nos municípios de Delmiro Gouveia e Água Branca, localizados no Sertão do estado. As atividades envolveram a participação de diversas comunidades rurais, como o Povoado Cruz em Delmiro Gouveia, e Tinguí, Moreira de Baixo, Cal, Tabuleiro e Alto dos Coelhos em Água Branca.

A programação incluiu palestras, trilha, mutirão de limpeza e a reativação do conselho gestor. O objetivo principal dessas ações foi conscientizar a população sobre a importância da preservação da Caatinga, um bioma com uma biodiversidade única. Palestras abordaram temas como mudanças climáticas, tecnologias para convivência com o semiárido, caça e conservação do bioma Caatinga, e Unidades de Conservação da região.

Um dos momentos marcantes da semana foi a palestra “Desafios da Convivência com o Semiárido e as Condições Climáticas da Caatinga”, ministrada pelo biólogo Wictor Thomas para alunos do Ensino Médio. Thomas ressaltou a importância da educação ambiental e destacou o papel crucial que o bioma desempenha na região nordeste e no Brasil.

Além das palestras, os estudantes da Universidade Federal de Alagoas participaram de uma trilha de 6 km no Refúgio de Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre, uma Unidade de Conservação que evidencia as características da Caatinga em sua fauna, flora e aspectos físicos.

Outras ações realizadas durante a semana incluíram um mutirão de limpeza, sorteios de brindes do Projeto Nossa Praia e a distribuição de materiais educativos. No geral, as atividades promovidas pelo IMA foram bem recebidas pela comunidade, reforçando a importância da preservação do Bioma Caatinga e da conscientização ambiental em geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo