IPCA-15 de abril fecha em 0,21%, abaixo das taxas de março e do ano passado, segundo IBGE. Transportes caem e alimentos têm alta.

Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (26), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou uma variação de 0,21% em abril deste ano. Esse resultado ficou abaixo das taxas registradas no mês anterior, que foi de 0,36%, e também comparado ao mesmo período do ano passado, quando a inflação foi de 0,57%.

No acumulado do ano, o IPCA-15 apresenta uma taxa de 1,67%, enquanto nos últimos 12 meses a inflação atingiu um índice de 3,77%. Esses números representam uma redução em relação aos 4,14% acumulados até a prévia de março de 2019.

A principal influência para a queda da taxa de inflação foi o grupo de transportes, que registrou deflação de 0,49% em abril. Itens como passagem aérea, gás veicular, óleo diesel e gasolina apresentaram quedas em seus preços. Por outro lado, o grupo de alimentação e bebidas teve alta de 0,61% no mesmo período. Alguns alimentos como tomate, alho, cebola, frutas e leite longa vida foram os principais responsáveis por esse aumento.

No entanto, produtos como a batata-inglesa e as carnes contribuíram para reduzir a inflação dos alimentos, com quedas significativas em seus preços. Os demais grupos de despesa apresentaram taxas de inflação variadas, com destaque para saúde e cuidados pessoais, vestuário e despesas pessoais.

Os preços utilizados no cálculo do IPCA-15 de abril foram coletados entre os dias 15 de março e 15 de abril deste ano. Esse indicador é importante para medir a variação dos preços e seu impacto no custo de vida da população, refletindo a situação econômica do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo