Capacitação da Sesau para Servidores da UPA de Viçosa visando atendimento humanizado às vítimas de violência

Na manhã desta quinta-feira, dia 3 de maio de 2024, os servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Viçosa, situada no interior de Alagoas, passaram por uma capacitação promovida pela Rede de Atenção às Violências (RAV), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O objetivo principal da capacitação foi instruir os profissionais sobre os cuidados necessários no atendimento às vítimas de violência que possam buscar ajuda na unidade.

A oficina realizada pela Sesau focou na assistência às vítimas, com destaque para o público infantil. Durante o treinamento, os servidores receberam orientações sobre como garantir uma assistência ágil, eficiente e humanizada, especialmente para aqueles que foram vítimas de violência sexual ou física. Além disso, foram abordados temas como manejo e administração de profilaxias em tempo hábil, encaminhamentos adequados e o papel da UPA como porta de entrada para casos delicados.

Thaylise Brito, enfermeira e gerente operacional da RAV, ressaltou a importância de um acolhimento humanizado e não revitimizador para as vítimas. Ela enfatizou a necessidade de os profissionais estarem preparados para garantir os direitos das vítimas e realizar os encaminhamentos corretos. Além da UPA de Viçosa, a RAV tem promovido capacitações em outras unidades de pronto atendimento, como o Hospital da Criança de Alagoas, o Hospital Professor Ib Gatto Falcão em Rio Largo e o Hospital Regional da Mata em União dos Palmares.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância das capacitações para garantir um atendimento humanizado em todas as unidades de saúde do estado. Ele ressaltou a determinação do governador Paulo Dantas em proporcionar um atendimento de qualidade para todos os alagoanos que buscam assistência.

A RAV é responsável por oferecer assistência adequada a pessoas em situações vulneráveis, como mulheres agredidas, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais, pessoas pretas e LGBTQIAP+. Os casos de violência mais atendidos pela rede envolvem agressões domésticas, sejam elas físicas, psicológicas, sexuais, patrimoniais ou morais. A Sesau reforça seu compromisso em oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente para garantir o bem-estar e a segurança de todos os cidadãos atendidos nas unidades de saúde do estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo