Ministério da Saúde mobiliza profissionais para atendimento emergencial às vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul

O Ministério da Saúde anunciou oficialmente a mobilização de 60 profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Grupo Hospitalar Conceição (GhC) para prestar assistência à população gaúcha afetada pelos recentes temporais que têm causado estragos na região sul do Brasil. Além disso, equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) também foram enviadas ao estado para reforçar o atendimento e auxiliar na redução de riscos de exposição, doenças e agravos.

Em um comunicado emitido, o ministério informou que foram encaminhados 20 kits de emergência para o estado, cada um contendo 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, como luvas, seringas e ataduras. Esses materiais são suficientes para atender até 30 mil pessoas durante um período de 30 dias. Além disso, será instalado um Centro de Operações de Emergência (COE) para eventos naturais extremos, visando monitorar e subsidiar a tomada de decisões dos gestores e técnicos para enfrentar as emergências em saúde pública.

Uma equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde já está atuando no Rio Grande do Sul para prever danos, orientar unidades de saúde, apoiar a recuperação da região afetada e auxiliar o estado e municípios no enfrentamento da crise.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado nesta sexta-feira, foram registradas 31 mortes em decorrência das chuvas, com 74 pessoas desaparecidas e 56 feridas. Até o momento, 235 municípios gaúchos foram impactados pelos temporais, afetando um total de 351.639 pessoas. Dentre elas, 17.087 estão desalojadas e 7.165 estão em abrigos.

O governador do estado, Eduardo Leite, lamentou os números e alertou que as cifras devem aumentar nos próximos dias, devido à dificuldade de acesso a algumas áreas afetadas. As equipes de resgate e assistência continuam mobilizadas para ajudar a população e minimizar os impactos dessa tragédia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo