Alagoas tem a maior redução percentual na taxa de analfabetismo entre adultos, aponta IBGE após 12 anos de pesquisa.

Alagoas comemora uma conquista significativa na área da educação, com a maior redução percentual na taxa de analfabetismo entre adultos, de acordo com dados divulgados pelo IBGE. Entre os anos de 2010 e 2022, o estado conseguiu reduzir a taxa de analfabetismo em 6,6 pontos percentuais, passando de 75,7% para 82,3%. Essa queda representa um avanço importante na alfabetização de pessoas adultas em Alagoas.

Além disso, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostrou que, em 2022, a taxa de analfabetismo de pessoas com 15 anos ou mais caiu de 16% para 14,4%, o que corresponde a uma redução de mais de 35 mil pessoas não alfabetizadas no estado. Os dados também revelaram que a taxa de analfabetismo entre pessoas com 60 anos ou mais foi a que mais caiu, diminuindo 3,9 pontos percentuais em relação a 2019 e 9,3 pontos percentuais em relação a 2016.

O sucesso na redução do analfabetismo em Alagoas é atribuído ao regime de colaboração entre o Governo do Estado e os municípios, que inclui formações e oferta de material didático para auxiliar na alfabetização. A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, destacou a importância do Índice Estadual de Qualidade Educacional de Alagoas (Iqeal) nesse processo.

Outro programa que contribui para a alfabetização de jovens e adultos é o Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Nos últimos anos, o programa estava parado, mas foi retomado e, em Alagoas, abriu inscrições com 800 vagas para professores alfabetizadores e oito mil vagas para alunos. O programa visa alfabetizar pessoas com 15 anos ou mais que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade apropriada.

Além do PBA, o Programa em Regime de Colaboração Criança Alfabetizada (PARC), integrante do programa Escola 10, também tem contribuído para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem em Alagoas. Os avanços são evidentes, com registro de melhoria na fluência leitora das crianças alagoanas nos últimos dois anos. A meta é alfabetizar todas as crianças até os sete anos de idade, e o programa conta agora com o apoio da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), vinculada ao Ministério da Educação.

Portanto, as ações e programas educacionais implementados em Alagoas estão gerando resultados positivos e contribuindo significativamente para a redução do analfabetismo no estado. A parceria entre governo e sociedade tem sido fundamental nesse processo de alfabetização e inclusão educacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo