Estudo mostra que alta participação na Obmep beneficia desempenho de alunos no Enem e aprovação em escolas públicas

O impacto positivo da participação dos alunos de escolas públicas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) tem sido evidenciado em um estudo realizado pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). A pesquisa, divulgada recentemente, revelou que estudantes de instituições com altas taxas de participação na Obmep têm obtido melhores resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como maiores taxas de aprovação e menores distorções na equivalência entre idade e série.

Segundo o estudo, as escolas que tiveram pelo menos 65% dos estudantes classificados participando da segunda fase da Obmep apresentaram melhores índices de aprendizado em matemática, beneficiando não apenas os alunos que se destacam na disciplina, mas toda a turma. O pesquisador e diretor executivo do Iede, Ernesto Faria, destacou a importância da mobilização gerada pela Olimpíada de Matemática para o desempenho dos estudantes.

No entanto, o estudo também ressaltou a desigualdade interna em escolas que tiveram alunos premiados na Obmep, mas não registraram alta participação. Nestes casos, apesar do aumento das médias no Enem, houve uma maior discrepância entre as notas dos alunos, o que evidencia a importância da mobilização gerada pela competição.

Além dos resultados no Enem, a pesquisa também avaliou o desempenho das escolas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que produz indicadores educacionais em diversos níveis. Escolas com alunos premiados na Obmep tiveram médias superiores em matemática no Saeb em comparação com aquelas que não participaram ou não foram premiadas.

Ernesto Faria ressaltou a importância da Obmep como uma política pública para promover o ensino da matemática no país e destacou o potencial transformador da competição nas escolas. O envolvimento dos alunos na Olimpíada também foi apontado como um fator que favorece o acesso ao ensino superior.

O estudo também identificou escolas públicas que se destacam em matemática e ressaltou a importância de políticas públicas que envolvam melhorias estruturais e formação continuada dos professores. Ernesto Faria destacou a necessidade de garantir uma política de formação que permita que as escolas tenham professores qualificados em matemática e ressaltou os desafios na formação de professores na área.

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