Prefeitura de Porto Alegre envia dados de 24.516 famílias para receber Auxílio Reconstrução do governo federal, em meio à demora no processo.

A prefeitura de Porto Alegre enviou, nesta terça-feira (28), os dados de 24.516 famílias residentes na cidade para receberem o Auxílio Reconstrução do governo federal. Esse benefício, no valor de R$ 5,1 mil, será pago em parcela única. O cadastro dessas famílias é a primeira etapa para que o pagamento seja efetuado, e a morosidade nesse processo tem retardado a segunda etapa, que consiste na conferência dos dados pelo governo federal, através da Dataprev.

Segundo a prefeitura, o envio desses cadastros prioriza as pessoas desabrigadas e desalojadas pelas fortes chuvas que resultaram na cheia do Guaíba no início de maio. Após essa etapa, será dada prioridade aos cadastros feitos no sistema da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Porto Alegre.

Em relação à demora no envio dos dados dos porto-alegrenses, a assessoria de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Social não apresentou uma justificativa clara. O governo federal informou que já começou o prazo de confirmação dos dados das 44.592 famílias habilitadas para receber o auxílio, no entanto, nenhuma família da capital foi contemplada nesse primeiro lote.

Até o momento, 75.213 registros foram enviados pelas prefeituras no sistema do Auxílio Reconstrução, com 44.592 autorizados para pagamento. A terceira e última etapa consiste na confirmação da solicitação do benefício pelo responsável familiar, que deve ser feita através do site do Auxilio Reconstrução.

A Dataprev está realizando cruzamentos dos dados enviados pelas prefeituras com informações de CPFs e endereços residenciais de cadastros federais. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos afirma que os órgãos federais estão empenhados em acelerar o pagamento desse auxílio criado para auxiliar as famílias do Rio Grande do Sul em situações de calamidade pública ou emergência. No total, 369 municípios do estado tiveram suas situações reconhecidas e poderão cadastrar as famílias elegíveis para receber o Auxílio Reconstrução.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo