Temporal no RS prejudica coleta de dados do IPCA-15, impactando índice de inflação no país

A situação de calamidade provocada por fortes temporais no Rio Grande do Sul trouxe consequências para a coleta de dados para a apuração da inflação no Brasil. Durante várias semanas seguidas, o estado sofreu com alagamentos em diversas regiões, o que dificultou o trabalho dos pesquisadores responsáveis por levantar informações essenciais para a análise dos preços no país.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a coleta de dados para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é considerado uma prévia da inflação oficial, foi prejudicada devido à situação de calamidade pública na região metropolitana de Porto Alegre, onde a pesquisa é realizada. Com a intensificação da coleta remota por telefone ou internet, cerca de 30% dos dados foram obtidos dessa forma em maio, em detrimento da coleta presencial.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas, o resultado do IPCA-15 de maio ficou em 0,44%, acumulando uma taxa de 3,70% nos últimos 12 meses. O índice mede a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços consumidos por famílias com renda entre um e 40 salários mínimos, refletindo assim o comportamento dos preços no mercado.

O IBGE explicou que a coleta remota de preços foi intensificada a partir do dia 6 de maio, quando o estado já sofria os impactos dos temporais. Mesmo com a imposição de preços em alguns casos de ausência de dados, as informações divulgadas não serão revisadas posteriormente, conforme a Política de Revisão de Dados Divulgados do instituto, que visa garantir a segurança jurídica dos contratos públicos e privados.

Portanto, apesar dos desafios enfrentados durante a coleta de dados devido à situação de calamidade no Rio Grande do Sul, o IBGE assegura a transparência e a precisão dos índices de preços divulgados, mantendo a confiabilidade das informações para a correção monetária de contratos e assegurando a estabilidade econômica no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo