Ícone do site Pauta Capital

Doação de rins no HGE salva vidas e diminui lista de espera por transplantes em Alagoas

Na última quarta-feira, dia 29 de maio de 2024, mais uma importante ação de doação de órgãos foi realizada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Um homem de 46 anos foi diagnosticado com morte encefálica e sua família autorizou a retirada de seus rins para salvar a vida de duas pessoas que estavam na fila de espera do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Essa ação faz parte da articulação da Central de Transplantes de Alagoas, que busca diminuir a fila de espera por órgãos no Brasil.

A enfermeira da Organização de Procura de Órgãos, Ane Karine, explicou que o doador passou por um protocolo que identifica a morte encefálica. Após o diagnóstico, a família foi sensibilizada e autorizou os procedimentos necessários para a retirada, armazenamento e transporte dos rins até os pacientes compatíveis na lista de transplantes. A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, ressaltou que a decisão de doar órgãos segue critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e respeita a ordem de espera determinada pela gravidade dos casos.

O homem doador, que residia no bairro Benedito Bentes, em Maceió, era solteiro, sem filhos, autônomo e havia sofrido um acidente que resultou em traumatismo cranioencefálico. Devido a uma condição de Hepatite C, apenas seus rins puderam ser doados. A autorização para a doação foi concedida pelo irmão do doador, que reconheceu a importância do gesto de solidariedade em meio à dor da perda.

Atualmente, há 538 pessoas aguardando por um transplante em Alagoas, sendo a maioria para córneas. Em 2024, o Governo do Estado lançou o “Programa Alagoas Transplanta: Uma Nova Chance de Viver”, com o objetivo de realizar transplantes cardíacos e renais no Hospital do Coração Alagoano. O programa inclui atendimento médico completo, fornecimento de medicamentos e é financiado pelo Governo Federal e Estadual, representando um avanço significativo para a saúde pública no estado.

Sair da versão mobile