Secretária Executiva do MEC, Izolda Cela, deixa pasta para disputar eleições municipais em Fortaleza ou Sobral (CE)

A secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, surpreendeu a todos ao anunciar sua saída da pasta para concorrer às eleições municipais que ocorrerão em outubro deste ano. O comunicado foi feito em uma mensagem enviada à sua equipe na última quarta-feira (29) e pegou muitos de surpresa.

Ex-governadora do estado do Ceará, Izolda deve lançar sua candidatura a prefeita da cidade de Fortaleza ou Sobral (CE). Sua saída acontece pouco antes do prazo legal estabelecido para a desincompatibilização de cargos de confiança, que é de quatro meses antes das eleições. O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro, podendo haver segundo turno em cidades com mais de 200 mil habitantes, no dia 27 de outubro.

No comunicado, Cela informou que não retornará ao trabalho após o feriado de Corpus Christi, na próxima segunda-feira (2). Ela elogiou o trabalho do ministro da Educação, Camilo Santana, também ex-governador do Ceará, e afirmou que as definições sobre sua candidatura estão nas mãos de Deus. O conteúdo da mensagem foi inicialmente divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo e posteriormente confirmado pela Agência Brasil.

Além de ter ocupado o cargo de governadora, Izolda Cela também foi secretária de Educação do Ceará. Muitos atribuem o bom desempenho do estado em indicadores educacionais nos últimos anos à sua gestão. Ela chegou a ser cotada para assumir o próprio Ministério da Educação, mas a escolha acabou sendo o atual ministro, Camilo Santana.

Em fevereiro deste ano, Izolda trocou o PDT pelo PSB, seguindo os passos do senador Cid Gomes, seu aliado político e uma das principais lideranças no estado do Ceará. Essa mudança ocorreu após um desentendimento com seu irmão, Ciro Gomes, ex-candidato à Presidência. A disputa familiar envolveu a possibilidade de Izolda concorrer à reeleição como governadora em 2022, apoiada por Cid, mas barrada por Ciro devido a discordâncias políticas.

Portanto, a saída de Izolda Cela do Ministério da Educação marca um novo capítulo em sua trajetória política, agora focada nas eleições municipais que se aproximam. Sua candidatura promete movimentar o cenário político do Ceará e trazer novas discussões sobre o futuro do estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo