Secom lança livro de Douglas Apratto Tenório, resgatando a história da imprensa nos últimos doze anos do Império.

A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) realizou nesta segunda-feira (03) o lançamento do livro “A Imprensa Alagoana no Ocaso do Império”, escrito pelo professor Douglas Apratto Tenório. O evento aconteceu no restaurante Casa de Mainha, localizado em Jaraguá, e contou com a presença de diversas autoridades e profissionais da área.

A obra, resultado da dissertação de mestrado do autor na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), reúne um compilado de notícias de mais de 100 jornais e revistas que circularam no estado de Alagoas entre os anos de 1878 e 1889. Esses anos são considerados fundamentais, pois antecederam a queda do regime imperial e o início da República Brasileira.

Uma curiosidade interessante é que os originais do livro ficaram perdidos por cerca de meio século, até que foram encontrados por Cícero Péricles, economista e colaborador do autor. Após o achado, os originais foram levados ao secretário de Estado da Comunicação, Joaldo Cavalcante, que prontamente se mostrou interessado em editar a obra.

Durante o lançamento, diversos profissionais da área de comunicação e história estiveram presentes, como o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Alexandre Lino, o ex-secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins, e os deputados Paulão e Silvio Camelo. Além disso, a superintendente de Comunicação da Secom, Fátima Almeida, ressaltou a importância do livro na contribuição para o estudo da história da imprensa alagoana.

Ao trazer à tona um vasto material jornalístico do período, o livro de Douglas Apratto Tenório se destaca por abrir um baú de informações que retratam uma sociedade em transição. A importância da imprensa como guardiã da democracia e da cidadania foi ressaltada durante o evento, evidenciando o papel fundamental dos profissionais da comunicação na sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo