Ampliação do Aeroporto de Congonhas é tema de audiência na Câmara dos Deputados para discutir melhorias planejadas para 2024.

Na noite do dia 5 de junho de 2024, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados se reuniu para discutir as obras de ampliação do aeroporto de Congonhas, localizado em São Paulo. O encontro contou com a presença de autoridades e representantes da empresa espanhola Aena, responsável pela operação do aeroporto desde outubro do ano anterior.

Durante a audiência pública, foram apresentados os projetos de melhorias planejados para o ano de 2024. Entre as medidas previstas para este ano estão a implantação de bolsão para carros de aplicativo e uma praça pick-up com 72 vagas para embarque de passageiros. Além disso, estão inclusos o reordenamento das vias e meios-fios, a renovação do sistema de climatização, a reforma dos banheiros e a ampliação da sala de embarque remoto.

De acordo com o contrato de concessão firmado com a Aena, até junho de 2028, todas as obras de grande porte serão entregues no aeroporto de Congonhas. Entre elas, destaca-se a construção de um novo terminal de passageiros, que contará com uma área de embarque e desembarque de 105 mil metros quadrados – o dobro do tamanho atual.

Durante a reunião, o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, abordou a questão do orçamento das reformas, estimando um investimento total de R$ 4,5 bilhões, sendo R$ 2 bilhões destinados a Congonhas e os outros R$ 2,5 bilhões distribuídos entre outros dez aeroportos do bloco da empresa.

Um dos principais desafios apontados foi a necessidade de superar as restrições de uso de áreas em uma região densamente populosa, bem como as obrigações contratuais da concessão. Problemas como a distância entre as pistas de táxi aéreo e de pouso e decolagem, as posições de parada para aviões maiores e a instalação de novas pontes de embarque foram destacados como desafios a serem superados.

Com as obras de ampliação, o aeroporto de Congonhas poderá aumentar em 70% o número de embarques, passando de 12 para 19 “fingers”, como são conhecidas as pontes de embarque. A capacidade operacional será ampliada para atender até 30 milhões de passageiros por ano, com 17 canais de inspeção disponíveis.

Durante a audiência pública, houve discussões sobre os impactos da ampliação do aeroporto na vizinhança e as compensações urbanísticas. O deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP) questionou a falta de documentos sobre o tema, enquanto o diretor do aeroporto garantiu que os estudos estão dentro do prazo previsto para a obtenção das licenças necessárias.

Foi ressaltado que Congonhas desempenha um papel crucial na mobilidade e conectividade da cidade de São Paulo e regiões próximas. O deputado Antonio Carlos Rodrigues expressou preocupações com a infraestrutura viária e questionou as soluções que serão implementadas para amenizar o impacto do aumento do fluxo de passageiros.

Em resposta, o diretor da Aena Brasil destacou a construção de um bolsão com 150 vagas para motoristas de aplicativo, assim como a integração do terminal aéreo com o metrô, por meio da inauguração da linha 17 ouro prevista para 2026.

Com o avanço das obras de ampliação do aeroporto de Congonhas, espera-se que a infraestrutura aeroportuária de São Paulo seja modernizada e expandida para atender adequadamente a crescente demanda de passageiros. As melhorias planejadas prometem transformar o aeroporto em uma referência de excelência em infraestrutura aeroportuária no Brasil.

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