Vigilância Sanitária de Maceió apreende 20 cigarros eletrônicos no Centro da cidade em operação de combate a produtos nocivos à saúde.

A Vigilância Sanitária de Maceió realizou uma operação nesta quarta-feira (5) e apreendeu 20 cigarros eletrônicos em estabelecimentos do Centro da capital alagoana. A ação faz parte de um trabalho de fiscalização que começou ontem (4) e se estendeu por tabacarias, shoppings e pontos de venda na orla marítima.

Os cigarros eletrônicos, também conhecidos como “vapes”, e-cigarros, e-cigs, e-cigarettes ou “pen drive”, estão proibidos no Brasil pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC nº 855/2024) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O chefe especial da Visa, Airton Santos, ressaltou que esses dispositivos representam uma grave ameaça à saúde da população, especialmente de crianças e adolescentes, devido ao apelo da indústria com sabores, cores e aromas.

Segundo informações do Ministério da Saúde, os cigarros eletrônicos e outros dispositivos de tabaco aquecido contêm nicotina e outras substâncias tóxicas que são prejudiciais tanto para os usuários diretos quanto para quem é exposto aos aerossóis. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que muitos desses dispositivos liberam mais de 80 substâncias nocivas à saúde em seu vapor, aumentando o risco de câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares.

A comercialização e o uso de cigarros eletrônicos vêm sendo combatidos em várias partes do mundo, devido aos efeitos prejudiciais à saúde. A Visa de Maceió continua atenta para coibir essa prática ilegal em estabelecimentos da cidade. Medidas de conscientização e fiscalização são importantes para proteger a população e evitar problemas de saúde pública causados por esses produtos.

Para mais informações sobre as ações da Vigilância Sanitária de Maceió, acesse o site oficial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo