Semarh emite alerta de transbordamento do Rio São Miguel e aumento do nível de rios em Alagoas

A Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas emitiu um alerta hidrometeorológico neste sábado (8) para o aumento do nível do Rio São Miguel, que pode atingir a sua cota de transbordo e causar problemas em municípios do interior do estado nas próximas horas.

Segundo informações da Semarh, durante a manhã de sábado o nível do Rio São Miguel ultrapassou a cota de atenção, estabelecida em 300 cm. No período da tarde, o rio já estava marcando 347 cm no município de São Miguel dos Campos, aproximando-se da cota de transbordamento estipulada em 360 cm. A previsão é de que haja transbordamento nas cidades de Roteiro e São Miguel dos Campos em breve.

Outros rios da região, como o Jacuípe, Mundaú e Paraíba, também estão apresentando aumento em suas vazões devido às chuvas. Mesmo assim, até o momento, esses rios não atingiram as cotas de atenção e alerta, não representando risco iminente de transbordamento. No entanto, a Semarh alerta para a necessidade de monitoramento desses rios, assim como de rios litorâneos de menor extensão, como o Rio Jacarecica, que também estão suscetíveis a transbordamentos.

Diante desse cenário, moradores das regiões afetadas devem ficar atentos e seguir as orientações das autoridades locais para evitar possíveis transtornos causados pelo transbordamento dos rios. A Semarh segue monitorando a situação e emitindo alertas conforme a evolução do quadro hidrometeorológico. É importante que a população esteja preparada e tome as devidas precauções para garantir a sua segurança e a preservação dos bens materiais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo