O senador Plínio Valério ressaltou a importância deste relatório, que foi resultado de um estudo coordenado pelo Ministério dos Transportes, com a participação de 11 ministérios e nove entidades, incluindo sindicatos, Ibama, Funai, universidades e técnicos do Ministério do Meio Ambiente. Ele destacou que a pavimentação da BR-319 não apenas é tecnicamente viável, mas também ambientalmente sustentável.
De acordo com o senador, a retomada da pavimentação do Lote C é o primeiro passo para agilizar as obras de recuperação da rodovia. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prevê que as obras terão início no início do segundo semestre de 2024, visando garantir a trafegabilidade da BR-319 durante todo o ano.
Plínio Valério fez duras críticas à postura da ministra Marina Silva, acusando-a de adotar um discurso “santuarista” e de seguir interesses internacionais em detrimento do desenvolvimento nacional. Ele argumentou que a recuperação da BR-319 beneficiará não apenas os moradores da região amazônica, mas também contribuirá para a integração e o desenvolvimento socioeconômico do país.
Diante das polêmicas envolvendo a questão da pavimentação da BR-319, o senador Plínio Valério expressou sua confiança de que, mais cedo ou mais tarde, a rodovia será recuperada. Ele destacou a importância de abandonar posturas retrógradas e de buscar um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, visando construir um país mais justo e acolhedor para toda a população.