Ícone do site Pauta Capital

Educação lança Formação Educastem 2030 em parceria com a Unesco para promover inclusão feminina em STEM

No dia 12 de junho de 2024, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu o “Formação Educastem 2030” em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O seminário de lançamento ocorreu na terça-feira (11) e foi direcionado para professores e estudantes do programa “Professor Mentor, Meu Projeto de Vida”.

O evento contou com a presença de professores e estudantes da rede estadual de Maceió, representando escolas da 1ª e 13ª Gerências Especiais de Educação. A cerimônia de lançamento ocorreu na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) e foi transmitida ao vivo pelo canal “Educação Alagoas” no YouTube.

O principal objetivo da iniciativa é fomentar a inclusão feminina em projetos de ciência, inovação e tecnologia, abordando as áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). A Unesco convocou diferentes parceiros para lançar a iniciativa nacional “#EDUCASTEM2030” visando impactar de forma positiva os âmbitos individual, social, escolar e familiar.

Durante o evento, o superintendente do Desenvolvimento do Ensino Médio e Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa, destacou a importância do curso para impulsionar o protagonismo das mulheres e meninas na área de STEM em Alagoas. O intuito é mostrar que o lugar das mulheres também é na tecnologia, engenharia e ciências exatas, quebrando estereótipos e incentivando a participação feminina nessas áreas.

Além disso, o seminário contou com a presença de diversas autoridades, como a secretária executiva do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os municípios, Sueleide Duarte, e as gerentes especiais da 1ª e 13ª GEEs, Anne Kelly Martins e Taciana Gomes, respectivamente.

O programa “Professor Mentor, Meu Projeto de Vida” tem como objetivo fortalecer e reconstruir as aprendizagens dos estudantes, incluindo o desenvolvimento de projetos de vida, apoio na execução do Cartão Escola 10 e o combate ao abandono escolar. Os professores mentores passam por uma formação para apoiar os demais docentes em seu crescimento profissional, contribuindo para a melhoria do acompanhamento das turmas.

Em suma, a Formação Educastem 2030 em parceria com a Unesco representa um importante passo para a promoção da igualdade de gênero nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, visando um futuro mais inclusivo e sustentável para todos.

Sair da versão mobile