Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa promovido pela Secretaria da Cidadania durante a campanha Junho Violeta.

No último dia 11 de junho, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) promoveu o Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, como parte das atividades da campanha Junho Violeta. O evento, realizado no auditório da OAB Alagoas, teve como objetivo principal discutir políticas públicas voltadas para o combate à violência contra os idosos no estado.

Durante o seminário, foram abordados temas como a importância da estrutura de políticas públicas para a pessoa idosa e estratégias para enfrentar a violência contra esse grupo populacional. A programação incluiu dois painéis temáticos, intercalados por apresentações musicais, com a intenção de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a violência contra os idosos.

A titular da Secdef, Arabella Mendonça, ressaltou a relevância do seminário para desconstruir a ideia de que a violência contra a pessoa idosa é um problema silencioso e invisível. Ela destacou que a violação de direitos dessa parcela da população está presente em lares, instituições e espaços coletivos, sendo fundamental a atuação conjunta com parceiros na elaboração de políticas públicas para promover um envelhecimento saudável.

Além disso, a campanha Junho Violeta, promovida pela Secdef pelo segundo ano consecutivo em Alagoas, integra um movimento global em referência ao Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em junho. A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES) instituíram a campanha com o objetivo de sensibilizar a sociedade e combater as diversas formas de violência contra os idosos.

Dessa forma, o Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa se mostrou uma importante iniciativa para debater e propor ações efetivas no combate à violência contra os idosos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as faixas etárias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo