Sesau capacita municípios para Monitoramento das Estratégias de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, em treinamento na I Macrorregião.

Na tarde desta quarta-feira (12) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu um importante treinamento destinado aos coordenadores Municipais de Imunização e de Atenção Primária da I Macrorregião de Saúde. O objetivo do evento foi capacitar os profissionais sobre o Monitoramento das Estratégias de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo.

A capacitação aconteceu no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), localizado no bairro Farol, em Maceió. Durante o treinamento, os participantes puderam aprender mais sobre o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV), uma ação que consiste em visitas casa a casa para verificar a situação vacinal do público-alvo. Essa estratégia visa identificar áreas com concentração de não vacinados, auxiliando na avaliação do risco de exposição das doenças imunopreveníveis.

Para a enfermeira Rafaela Siqueira, assessora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas, o curso faz parte do planejamento das ações de imunização do Estado. Ela explicou que o monitoramento no território municipal terá início em 17 de junho e se estenderá até 31 de junho, com o objetivo de avaliar a situação vacinal em relação à poliomielite e ao sarampo.

Além disso, Siqueira ressaltou a importância do MEV como uma oportunidade para que os municípios identifiquem e vacinem as crianças com vacinas em atraso. Ela destacou a importância do trabalho integrado entre a Assessoria de Imunização, Atenção Primária em Saúde e o Cosems/AL (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas) para o sucesso das estratégias de monitoramento de vacinação.

O coordenador de imunização do município de Satuba, Diego Hora, enfatizou a relevância da capacitação para garantir medidas adequadas e melhorar a cobertura vacinal. Ele ressaltou que o treinamento é fundamental para realizar vacinações de forma oportuna e adequada, além de assegurar a confiabilidade dos dados e o monitoramento das coberturas vacinais.

Dessa forma, a Sesau segue capacitando os profissionais da saúde para garantir a eficácia e a segurança das estratégias de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo nos municípios alagoanos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo