Previsão de chuvas intensas em Alagoas para as próximas horas; confira as cidades em alerta.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL) emitiu um comunicado alertando sobre a possibilidade de chuvas em pontos isolados do estado que podem resultar em acumulados expressivos nas regiões Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió, Zona da Mata, metade sul, Baixo São Francisco e Agreste. De acordo com as previsões meteorológicas, essas chuvas podem persistir até o início da manhã de sexta-feira.

A formação de um cavado em baixos níveis da atmosfera está favorecendo a formação de nebulosidade convectiva na costa leste da região Nordeste do Brasil, o que justifica a expectativa de chuvas de intensidade fraca a moderada em Alagoas. A Semarh-AL ressaltou a importância da atenção especial para as regiões do Litoral, incluindo a metade sul da região, Baixo São Francisco, Agreste e Zona da Mata, onde a formação de instabilidades pode ocasionar acumulados mais expressivos de chuva.

Essas chuvas, classificadas como de intensidade fraca a moderada, podem acarretar em acumulados significativos, aumentando o risco de alagamentos, sobretudo em áreas com deficiência de drenagem urbana, elevação de pequenos rios e riachos e elevando a possibilidade de deslizamentos de terra em áreas de encosta.

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) está monitorando as condições sinóticas e alertou que novas atualizações podem ser divulgadas a qualquer momento. Caso as condições meteorológicas se intensifiquem ou os volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos aumentem, alertas meteorológicos ou hidrometeorológicos serão emitidos pela Semarh-AL.

Por outro lado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta de acumulado de chuva para a região Leste de Alagoas, classificado como de “perigo potencial”. O aviso começou às 9h desta quinta e terá duração até as 10h de sexta-feira, com previsão de chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, apresentando baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.

Dentre as 51 cidades inseridas no alerta do Inmet, estão Anadia, Maceió, Marechal Deodoro, Penedo, São Miguel dos Campos, entre outras. A população foi orientada a não enfrentar o mau tempo, ficar atenta a possíveis alterações nas encostas, evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e buscar informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros em caso de necessidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo