Ícone do site Pauta Capital

Secretaria da Mulher de Alagoas participa do Fórum de Gestoras de Políticas para as Mulheres em Brasília

No último dia 11 e 12 de junho, mais de 400 mulheres de todo o país estiveram reunidas em Brasília para participar do II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para as Mulheres. Dentre elas, destacou-se a representação da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas (Semudh), que teve uma participação ativa nas discussões e trocas de experiências de gestão.

Durante o evento, foram abordados temas relevantes como o impacto do orçamento nas políticas públicas para as mulheres. A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, Maria Silva, juntamente com outras secretárias estaduais, acompanhou a ministra Cida Gonçalves em diversas reuniões estratégicas. Destaque para os encontros com a Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados, o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha e a diretora do Fundo Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli.

Na ocasião, foi solicitada a inclusão das políticas para as mulheres no Novo PAC, além do compromisso da participação das gestoras estaduais nas reuniões do Fundo Nacional de Segurança Pública. A comitiva também foi recebida pela deputada federal Benedita da Silva, que integra a Comissão das Mulheres da Câmara Federal, reforçando a importância do debate e da construção de políticas efetivas em prol das mulheres.

Ao longo do segundo dia do evento, foram debatidas estratégias de integração e articulação de políticas para as mulheres, bem como a participação e controle social. O Ministério das Mulheres apresentou algumas inovações, como o lançamento de cursos virtuais para contribuir na formação das gestoras.

Por fim, foram divulgados informes sobre o Conselho Nacional dos Direitos de Mulheres (CNDM) e a V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, agendada para 2025. O evento foi marcado pela representatividade e engajamento das gestoras presentes, reforçando o compromisso com a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em todas as esferas da sociedade.

Sair da versão mobile