Arraial do Ipem abre os festejos juninos em São Luís com muita fé, alegria e diversão para todos os gostos e idades.

Com a chegada do período junino, o estado do Maranhão se enche de fé, alegria e diversão, com os terreiros se transformando em palco de ensaios e apresentações tanto na capital, São Luís, quanto no interior. Um dos eventos mais tradicionais, o Arraial do Ipem, abre oficialmente o início dos festejos juninos, com uma programação repleta de grupos de bumba-meu-boi, de coco, tambor de crioula, lelês, quadrilhas, forró e artistas locais.

Durante todo o mês, centenas de atrações artísticas e culturais estão programadas para se apresentar nos diversos espaços do arraial, com barracas de palha, bandeiras coloridas, fogos de artifício e comidas típicas ajudando a compor o cenário festivo. Destaque especial neste final de semana fica por conta dos grupos de bumba meu boi, como o Boi de Axixá, Boi da Maioba e Boi de Morros, cada um com seu sotaque característico.

Além do Arraial do Ipem, outra festa junina de destaque é o Arraial da Cidade, promovido pela prefeitura de São Luís, na Praça Maria Aragão. A programação, que teve início no dia 5 de junho e vai até o dia 30, conta com manifestações folclóricas regionais, apresentações de artistas nacionais e um espaço dedicado a outros ritmos musicais, como o reggae.

Neste ano, uma iniciativa importante lançada pelo governo do estado é a campanha “São João: Na Toada do Não é Não”, voltada para a segurança e proteção das mulheres durante os festejos juninos. Em linha com a Lei nº 14.786, conhecida como “Protocolo Não é Não”, a campanha busca garantir ambientes seguros e livres de assédio para as mulheres durante as festas.

O grande destaque das festas juninas no Maranhão é o boi, símbolo central das celebrações, dividido em vários sotaques musicais, como os da baixada, matraca, zabumba e orquestra. A festa junina no estado também é marcada por um intenso sincretismo religioso, unindo a devoção aos santos católicos com os cultos religiosos afro-brasileiros, como o Tambor de Mina e o Terecô. Toda essa festividade vem celebrar a cultura ancestral e a espiritualidade presente no estado, proporcionando entretenimento e conexão entre os devotos e seus santos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo