Ícone do site Pauta Capital

Rede de Atenção às Violências orienta denúncias de abusos contra idosos na Campanha Junho Violeta: saiba como agir

A Rede de Atenção às Violências está orientando a população sobre como denunciar casos de abusos contra a pessoa idosa. A campanha, que faz parte do Junho Violeta, tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre esse tipo de violência, que pode se manifestar de diversas formas, como a recusa ou omissão de cuidados, abandono, violência patrimonial, física e sexual.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) de Alagoas, que disponibiliza a Rede de Atenção às Violências (RAV) para oferecer assistência multidisciplinar às vítimas de violência idosa. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado através do Disque Denúncia no número 181.

Além disso, a RAV conta com uma equipe multidisciplinar especializada, presente em hospitais regionais do estado, para garantir um acolhimento adequado às vítimas. Os profissionais envolvidos no atendimento incluem psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e peritos do Instituto Médico Legal (IML).

Durante o mês de junho, a divulgação da RAV foi intensificada em virtude da Campanha Junho Violeta, que visa sensibilizar a sociedade sobre a violência contra a pessoa idosa. No Dia Mundial de Combate à Violência contra as Pessoas Idosas, celebrado em 15 de junho, a RAV reforçou seu compromisso em combater a violência e oferecer apoio às vítimas.

Segundo a psicóloga da RAV, Gabriele Brito, é fundamental denunciar qualquer forma de violência contra a pessoa idosa, pois a violência é uma questão de saúde. As vítimas podem ser encaminhadas para a Área Lilás do Hospital da Mulher, onde recebem suporte psicológico, jurídico e médico de acordo com suas necessidades específicas. O objetivo é garantir que os idosos vivam com dignidade e respeito, sem a violação de seus direitos.

Sair da versão mobile