Ícone do site Pauta Capital

Cinedebate sobre inclusão da pessoa com deficiência destaca importância da acessibilidade durante mês de sensibilização do Censo dos Servidores.

No dia 20 de junho de 2024, o Cinedebate abordou a inclusão da pessoa com deficiência em um evento que faz parte do mês de sensibilização do Censo dos Servidores. A importância da acessibilidade foi destacada durante o evento, que contou com a participação de uma servidora da Uncisal.

O filme “Extraordinário” foi exibido exclusivamente para os servidores públicos do estado, seguido de uma roda de conversa sobre a inclusão da pessoa com deficiência. O evento aconteceu no Cine Arte Pajuçara, no dia 19 de junho, e teve a presença de Nathálya Canuto, assessora especial da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), que ressaltou a importância de trazer informações sobre temas sensíveis e importantes, muitas vezes invisibilizados.

Thaynara Pires, membro da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB/AL, mediou a roda de conversa e destacou que a pessoa com deficiência não se torna incapaz, mas sim enfrenta barreiras impostas pela sociedade.

Paula Ravenala, servidora da Uncisal, compartilhou suas experiências e ressaltou a importância da conscientização sobre acessibilidade e da valorização da pessoa além da deficiência. Ela destacou a importância de ouvir e incluir a pessoa com deficiência no ambiente de trabalho.

Rosana Lucena, servidora do Ministério Público de Alagoas, e Laura Simões, influenciadora e modelo com Síndrome de Down, também participaram do evento e ressaltaram a importância da inclusão e do combate às barreiras atitudinais.

O evento faz parte do mês de sensibilização do Censo dos Servidores 2024, que tem como objetivo mapear o perfil dos servidores públicos estaduais e promover ambientes de trabalho mais inclusivos e diversificados. Diversas ações de conscientização estão programadas para o mês de junho, abordando questões como raça, gênero, identidade religiosa, orientação sexual e pessoas com deficiência.

A inscrição para os eventos pode ser feita através do link disponibilizado. Cada participante receberá um certificado de participação, e aqueles que participarem de todos os eventos do ciclo de diversidade receberão um certificado único.

Sair da versão mobile