Durante a participação da Sefaz no encontro, que contou com a presença de diversas autoridades, foram realizadas discussões sobre a importância da transparência fiscal e da melhoria contínua da administração pública. Além disso, houve troca de experiências na área de gestão fiscal, visando aprimorar os processos e práticas adotados no Estado de Alagoas.
O chefe de Segurança da Informação da Sefaz, Tárcio Rodrigues, juntamente com membros das Secretarias de Fazenda de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, abordou o tema “Continuidade de Negócios e Gestão de Riscos de TI”. Durante a discussão, foi enfatizada a importância estratégica do gerenciamento de riscos de segurança da informação e tecnológicos, assim como a necessidade de preparação para situações de emergência que possam afetar as operações dos órgãos fazendários.
Pedro Góes, chefe executivo de Desenvolvimento Institucional da Sefaz, destacou o papel da instituição na Cogef como forma de fortalecer o desenvolvimento econômico do Estado de Alagoas. Segundo Góes, estar alinhado com as práticas e recomendações nacionais resulta em maior cooperação e apoio de outras entidades governamentais e organizações internacionais, potencializando os recursos e oportunidades disponíveis para o Estado.
A participação da Sefaz na Comissão de Gestão Fazendária também contribui para melhorias no trabalho dos servidores fazendários alagoanos. A troca de conhecimentos e a participação ativa em discussões e projetos nacionais promovem uma gestão mais transparente e eficaz dos recursos públicos, além de proporcionar uma capacitação contínua dos servidores, atualizando seus conhecimentos e práticas para o desempenho de suas atividades diárias.