Comissão de Educação aprova projeto que cria programa de incentivo a estudantes da rede pública com desempenho excepcional

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (24/06/2024) um projeto de lei que visa criar um programa federal de incentivo a estudantes da rede pública de educação básica, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio, que apresentarem um excelente desempenho escolar e outros diferenciais notáveis ao longo do ano letivo.

A relatora do projeto, deputada Adriana Ventura, recomendou a aprovação da proposta, ressaltando a importância de identificar jovens talentos, estimular o aprendizado dos alunos e combater a evasão escolar. A iniciativa permitirá que Estados e municípios adiram ao programa, visando premiar alunos que se destacarem em suas respectivas escolas.

O programa, intitulado “Aluno Nota Dez”, prevê a premiação anual dos alunos selecionados, que inclui prêmios como computadores, certificados de menção honrosa e até viagens de intercâmbio. Diversos critérios de seleção foram estabelecidos, incluindo desempenho acadêmico, participação em atividades extracurriculares, disciplina, frequência mínima de 85% e envolvimento em olimpíadas e concursos escolares.

A relatora afirmou que o projeto busca reconhecer e incentivar o bom desempenho escolar, estimulando os estudantes na busca pelo conhecimento e promovendo a identificação e valorização de talentos. O texto aprovado reuniu o projeto original do deputado Kim Kataguiri com uma proposta apensada do deputado José Nelto, formando um substitutivo que será avaliado em outras comissões da Câmara antes de seguir para o Senado.

Os próximos passos incluem a análise do projeto nas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Para que se torne lei, o projeto ainda precisará ser aprovado pelo Senado. A proposta visa promover a educação de qualidade e a valorização do mérito estudantil, incentivando o comprometimento e a excelência acadêmica entre os alunos da rede pública de ensino.

Por Janary Júnior, com edição de Natalia Doederlein.

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