Ícone do site Pauta Capital

Ministra do Meio Ambiente alerta para gravidade dos incêndios no Pantanal: extremos climáticos e ações criminosas agravam situação.

A ministra do Meio Ambiente e das Mudanças do Clima, Marina Silva, fez um alerta contundente nesta segunda-feira (24) sobre a grave situação dos incêndios no Pantanal. Ela enfatizou que os incêndios são resultado de extremos climáticos combinados com ações criminosas, o que tem agravado ainda mais a situação na região. Durante uma entrevista após a segunda reunião da sala de situação de crise, Marina Silva ressaltou a escassez hídrica severa na bacia do Paraguai e a necessidade de ações urgentes para combater os incêndios.

A ministra explicou que o período de estiagem na região, decorrente dos fenômenos climáticos El Niño e El Niña, resultou em uma grande quantidade de matéria orgânica propensa a incêndios. Ela destacou que o Ministério do Meio Ambiente já vinha planejando ações desde outubro do ano passado para prevenir as consequências dos incêndios, reconhecendo a gravidade da situação.

Marina Silva anunciou a decretação de estado de emergência em relação aos incêndios no Pantanal e à contratação de brigadistas. Atualmente, há uma equipe de 175 brigadistas do Ibama, 40 do ICMBio, 53 da Marinha e bombeiros locais atuando para combater as chamas. Além disso, estão previstas mais contratações e reforço da Força Nacional para auxiliar no combate aos incêndios.

A ministra ressaltou a necessidade de uma abordagem preventiva e de conscientização, enfatizando que mais de 80% dos incêndios ocorrem em propriedades particulares. Ela também destacou a importância da aprovação pelo Congresso da Lei do Manejo Integrado do Fogo e elogiou a medida dos governos estaduais do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul de proibirem o uso do fogo em pastagens até o final do ano.

Em meio a um cenário preocupante de seca e incêndios, o trabalho conjunto entre autoridades e conscientização da população são fundamentais para combater as chamas e preservar o meio ambiente. A situação é grave e demanda ações imediatas para evitar danos irreparáveis à fauna, flora e comunidades locais. A ministra Marina Silva e outras autoridades estão empenhadas em buscar soluções eficazes para conter os incêndios no Pantanal e proteger esse importante bioma brasileiro.

Sair da versão mobile